20 de jan. de 2010

Exposição itinerante sobre a Mata Atlântica chega à Quinta da Boa Vista

O Globo


RIO - O projeto "A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante" chega quarta-feira na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Até domingo, um caminhão adaptado pela Fundação SOS Mata Atlântica, responsável pela iniciativa, vai realizar atividades gratuitas e interativas de educação e conscientização ambiental para crianças e adultos. Entre as atrações destacam-se jogos educativos como a roda das sensações, em que o público fica de olhos vendados e experimenta sons, cheiros e texturas da floresta; o jogo da cidadania, que ensina as crianças como devem descartar o lixo de forma correta (elas viram os pinos do jogo em um tabuleiro gigante) e o jogo da memória com espécies da Mata Atlântica.

A mostra tem também exibições de vídeos nas sessões CineMata, análise de água do lago da Quinta da Boa Vista (coletada sempre às 16h) e uma maquete dinâmica, que mostra a diferença, em dias de chuva, entre uma área com floresta e outra desmatada. A partir dela, é possível entender desastres como o ocorrido em Angra dos Reis, no réveillon .

- É muito importante que a população conheça a importância de se preservar a Mata Atlântica, pois como o nome do projeto diz, ela também ocorre no Rio de Janeiro. A cidade já foi praticamente coberta pelo bioma, mas hoje há apenas 18% da Mata Atlântica original - diz Lemuel Santos, educador ambiental do projeto.

A programação inclui ainda debates, sempre às 14h, sobre a situação do bioma no Rio de Janeiro. No sábado, o cantor Lenine conversa com o público sobre sua relação com a Mata Atlântica e sua paixão por orquídeas. Na quinta, Mario Mantovani, diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, media um debate sobre o que ainda resta do bioma no Rio e a luta para conservá-lo. A pauta de sexta será o voluntariado socioambiental.

- O Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro com maior área de seu território coberta por Mata Atlântica e onde está a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, além dos belíssimos remanescentes com muita riqueza em termos de biodiversidade e patrimônio do país - explica Mantovani.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai ministrar ainda uma oficina de reaproveitamento de materiais e de jardinagem.

O projeto "A Mata Atlântica é aqui" foi inaugurado em maio do ano passado. Ele percorre cerca de 40 cidades nas regiões Sul, Sudeste e do Mato Grosso do Sul. O Rio de Janeiro é o 33º lugar a receber a exposição. No primeiro dia, funciona das 11h às 16h. Nos demais, das 10h às 16h. Escolas e grupos podem agendar visitas guiadas. A Quinta da Boa Vista fica na Avenida Pedro II, sem número, em São Cristóvão. Mais informações no site www.sosma.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário